segunda-feira, maio 31, 2010

História da Computação [Parte 1]

A evolução do hardware, a parte física do computador, teve origem a partir da necessidade que o homem tem, desde os seus primórdios, de efetuar cálculos. Certamente, a contabilidade de bens materiais, assim como o uso no comércio foram fatores que incentivaram o desenvolvimento das primeiras máquinas de cálculo.


O primeiro instrumento de cálculo de que se tem notícia é o ÁBACO que data de aproximadamente 2000 a.C. e que até hoje é usado em algumas sociedades orientais.

Ele (À Direita) era uma ferramenta formada por uma moldura de madeira com arames ou bastões, onde eram postos elementos de contagem como fichas e contas.
Os romanos efetuavam cálculos com o ábaco, na antiguidade, e depois os japoneses e chineses o aperfeiçoaram para esta forma que até hoje é utilizada por algumas sociedades orientais.



No século XVII (1610/1617) o matemático escocês John Napier criou os "Napier's bones", ou OSSOS DE NAPIER que eram tabuadas de multiplicar impressas em bastões de marfim. 


Os Ossos de Napier (À Direita) foram os predecessores das réguas de cálculos que foram criadas em 1638 pelo matemático inglês William Oughtred e usadas até a década de 70, quando foram substituídas pelas calculadoras eletrônicas. A régua de cálculo é até hoje considerada um dos primeiros instrumentos analógicos de computação.






Em 1623, o alemão Wilhelm Schickard começou a construção da PRIMEIRA MÁQUINA DE CALCULAR que se tem conhecimento.









Em 1642, o francês Pascal inventou a chamada “PASCALINE” (Direita acima) que efetuava operações como adiçao e subtração. Mais tarde, a máquina de Pascal seria aperfeiçoada por Gottfried Wilhelm Von Leibnitz (MÁQUINA DE LEIBNITZ - Direita abaixo) para fazer multiplicações e divisões.


Nenhum comentário: